quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Mesa de Natal


No dia 18 foi a festa de Natal da escola,todas as turmas iam fazer a sua mesa de natal que seria o almoço convívio entre todos.A nossa turma também participou e esteve de parabéns ,pois todos se esforçaram e contribuiram para a mesa de Natal que estava espectacular e até ganhamos o prémio de melhor mesa.Tudo estava óptimo ,passámos um dia muito bom.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Adolescentes, Telemóveis e a Língua Portuguesa

Adolescentes, Telemóveis e a Língua Portuguesa

O Homem afirmou-se ao longo da história como um prodígio intelectual da natureza e maior força transformadora do planeta. A sua inteligência sempre foi dirigida para desenvolver e aperfeiçoar os “dons” que sempre o diferenciaram dos restantes seres irracionais, entre eles, o extraordinário poder da comunicação escrita!..
Hoje, quando a evolução tecnológica faz prova de altos níveis de desempenho, dispomos de telemóveis que revolucionam a nossa forma de comunicar e são os nossos adolescentes quem mais aderem a essa “revolução”, explorando e utilizando de forma exaustiva todas as funcionalidades da nova tecnologia. No entanto, numa ânsia de facilitismo e rapidez, os protagonistas da nova evolução geracional, optaram por criar uma forma de escrita codificada que se torna entendível apenas pela semelhança dos sons fonéticos, mas que nada tem a ver com a língua portuguesa, que é aqui menosprezada e vítima de um retrocesso cultural. Inconscientes da acção que provocará uma alteração tão radical do português a nível subconsciente, abrem as portas para uma nova forma de” iliteracia tecnológica”, entrando em paradoxo com os esforços do Governo da República, que visam promover uma maior e melhor qualificação dos recursos Humanos, que um dia dirigirão o nosso país…

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009





A nossa turma envolveu-se de uma forma carinhosa na elaboração de um cabaz de Natal ,para que em conjunto com as restantes turmas da Etap, este pequeno gesto possa levar algum conforto e amor a quem mais precisa.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A importância do Inglês na Escola

Sendo o Inglês uma língua universal, torna-se por isso indispensável a sua aprendizagem no ensino escolar. Como é do conhecimento geral é uma língua falada e entendida em todos os países, facilitando a comunicação entre os povos.
Cada vez mais o governo se preocupa em aplicar novos programas nas escolas, um deles foi a introdução do Inglês não apenas no Ensino Básico, mas também em cursos técnicos para adultos e Escolas Sénior, cuja implementação tem dado provas de sucesso, levando a questionar a possibilidade desta língua se tornar uma segunda língua oficial. A sua importância é constatada diariamente no nosso quotidiano, através da música, filmes, jogos, internet ou simples instruções de funcionamento de qualquer produto.
Apostando e investindo cada vez mais nesta Língua, decerto estaremos melhor preparados para a vida.
A importancia do Inglês no mercado de trabalho


Por causa da grande globalização que ocorre mundialmente, houve a necessidade de adoptar uma linguagem eficiente para a comunicação entre as nações. A linguagem que foi adoptada foi o inglês. Já que a mesma é conhecida e falada nos quatro cantos do mundo.
Como o mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais competitivo, as empresas principalmente as de grande e médio porte, possuem filiais e clientes em diversas partes do mundo, os candidatos às vagas dessas empresas precisam de ter um conhecimento da língua inglesa, para poderem ter alguma oportunidade de conquistar a vaga.
Podemos perceber que aprender inglês deixou de ser um diferencial para ser uma necessidade, pois sem ele ficaremos desqualificados na hora de conquistar um emprego.
Pois o domínio da linguagem mundial é uma maneira de termos muitas portas abertas para o nosso crescimento e desenvolvimento profissional atingindo também nossa vida pessoal.
Mas para aprender o inglês não basta apenas frequentar um curso, temos que fazer com vontade e empenho, e ter a consciência que para pensar em grande sucesso temos que nos preparar cada vez mais, e o inglês é o começo dessa busca de sucesso no mercado de trabalho.
Evolução da importância do inglês no uso das TIC.




Há alguns anos atrás, as novas tecnologias eram documentadas na língua Francesa. Depois presumivelmente com a deslocalização dos grandes fabricantes para a América do Norte, passou a utilizar-se mais o Inglês. Esta alteração tem no nosso entender, lógica e fundamento, porque o Inglês é a primeira língua a ser aprendida no Mundo e por isso é a mais universal. Hoje em dia, todos estamos habituados às terminologias em inglês, quando utilizamos um rádio, um leitor de cds, uma torradeira ou um computador. Para além disso, a grande maioria dos sites na Internet são também em inglês, ainda que sejam de países que não têm essa língua como língua oficial. É evidente que com esta evolução sustentada pela língua base inglesa, numa época em que a globalização está na ordem do dia, é normal que todas as indústrias mundiais procurem ser os mais globais possíveis de forma a atingirem e alargarem os seus objectivos.
Portugal é um país que privilegiou de forma muito sustentada a aprendizagem do Inglês, sendo esta língua ensinada desde a escola primária. O esforço nesse sentido vai até à própria importação da indústria cinematográfica ser emitida em Portugal sem ser traduzida, ao contrário do que acontece noutros Países mais proteccionistas em relação ao seu próprio idioma.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009


Nos dias de hoje o computador tem um papel fundamental nas nossas vidas, tanto a nível pessoal como profissional, nas mais pequenas, simples e vulgares situações nós procuramos a ajuda dele. E porquê? Veio facilitar a nossa vida, automatizando processos que eram feitos manualmente, com isto a ideia foi sempre aumentar a produtividade. A comunicação, a informação, os trabalhos são mais rápidas, são feitos de uma maneira mais fácil, e mais perfeita. A nível estético fica mais bonito. Temos uma escolha infinita de funções, ex: guardar as informações em pastas, gravar, copiar, existem vários tipos de letras, tamanhos e cores, diferentes programas para diferentes trabalhos, Word, Excel, Power Point.
Algumas das desvantagens do computador,são o facto de entrarem rapidamente em desuso, apanham facilmente vírus, nem sempre têm softwares compatíveis, pouca segurança no acesso à internet, piratas on-line (descodificam passwords, roubam contas bancárias, …) exposição de crianças e adolescentes a pessoas mal intencionadas.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


Cidadania e Profissionalidade

O regime democrático é hoje o regime mais próximo das grandes orientações e princípios dos direitos do Homem. É equilibrado, sob o ponto de vista dos direitos que disponibiliza aos cidadãos, mas também dos deveres que exige em contrapartida, para que o sistema seja sustentável e para que não se desequilibrem os pratos da balança.
Em democracia, o cidadão livre, cuja liberdade não esteja condicionada ou diminuída. Por sentenças judiciais ou inclusivamente, privações efectivas de liberdade, pode escolher a orientação que pretende dar à sua vida em vários assuntos, como veremos a seguir, no entanto essas escolhas poderão não ser viabilizadas, devido às condições económicas do indivíduo, condições de saúde incapacitantes, ou até “critérios" discriminatórios que ainda subsistem na sociedade ou por parte de alguns dos seus agentes em posição de poder.
Portanto o cidadão é livre de aceder aos cuidados de saúde, de escolher quanto a orientações profissionais, quanto à liberdade de consciência, de religião e de culto, quanto à liberdade de expressão e acesso à informação, assim como à escolha de contrair ou não matrimónio e de constituir ou não família, de se manifestar e escolher formas de criação cultural, etc.
A democracia, como qualquer outro regime que pretenda ter uma coabitação saudável e sustentável entre as pessoas que constituem a sociedade tem forçosamente que impor limites à liberdade individual. A famosa frase”A minha liberdade termina quando começa a liberdade do outro”é clara e sintetiza bem até onde podemos exprimir a nossa liberdade. Quando nos referimos ao “outro” ele tem aqui um significado muito alargado, como sendo o meu próximo, a própria sociedade e todos os bens comuns que a sociedade disponibiliza aos cidadãos etc.

- Liberdade de expressão e informação

Na ditadura Salazarista não existiam estes direitos, pois qualquer forma de expressão manifestada nesse momento que não estivesse de acordo com a orientação política era submetida à censura ou severamente controlada e punida.
Actualmente em Democracia os cidadãos têm o direito à liberdade de expressão, desde que essa liberdade não interfira ou viole a liberdade dos outros atingindo-os ou prejudicando-os no seu bom nome e dignidade pessoal.
Em casos de investigações policiais ou judiciais, segredos de Estado, segredo profissional, ou sempre que estejam em causa direitos comuns dos cidadãos, é limitado ou impedido o direito do cidadão de se informar.

Direito à integridade pessoal (moral e física)

O Estado tem o dever de garantir protecção a todos os cidadãos, de modo a que a sua integridade moral e física seja preservada. Este é um princípio básico e estruturante no funcionamento das sociedades evoluídas a que todos os cidadãos têm direito.
Bem antes das Democracias serem implantadas nas sociedades, este Direito já estava consagrado na Declaração Universal dos Direitos do Homem como um direito fundamental para a evolução da Humanidade.
Em contrapartida, todos os cidadãos têm o dever legal e moral de respeitar, preservar e não atentar contra a integridade do seu próximo.